No mundo de distrações de hoje, ter um bom sistema de produtividade pessoal é essencial para manter o controle e acompanhar todas as suas demandas do dia a dia. Se você está gastando muito tempo nas redes sociais ou navegando pelo seu feed de notícias, ou ainda se você se sente culpado por “perder tempo descansando”, esses são sinais de improdutividade. Como resultado, você pode descobrir que muitas de suas tarefas planejadas não estão feitas no final do dia.

Um sistema de produtividade pessoal é o conjunto de métodos e ferramentas que te ajudam a gerenciar seu fluxo de trabalho diário de forma suave e ordenada. E aqui estão 5 pontos para te motivar a desenvolver seu sistema de produtividade.

Poupar tempo e dinheiro

Mesmo o sistema de produtividade mais simples pode Te poupar tempo, isso não é surpresa, quando você tem as suas tarefas minimamente organiza das é mais fácil de colocar o plano em ação e avaliar o que é prioridade, importante ou urgente. Com a clareza de uma simples lista de tarefas organizado você se poupa o tempo de ficar correndo de uma tarefa para outra, decidindo o que deve ser feito naquele momento ou até tentando lembrar o que deveria fazer.

Porém, existe uma vantagem oculta que nem sempre é discutida ou valorizada em um sistema de produtividade: ECONOMIA DE DINHEIRO. Pode parecer não ser 100% relacionado ou não ter um impacto muito grande, mas confie em mim, faz diferença. E pode aparecer em coisas bem pequenas como algum taxi de emergência que você teve que pagar para não se atrasar porque calculou mal o tempo, ou um almoço que você não planejou comer fora, ou a compra de algum item que você esqueceu, ou ainda todas essas coisas repetidas em diversas ocasiões durante o mês. Os número pequenos vão se acumulando até ficarem enormes.

Com um sistema de produtividade que se adapte a sua rotina e no qual você confie é fácil relaxar e saber que as coisas estão registradas e você está preparado. Acredite em mim, funciona.

Reduzir atrito diário

É muito comum e até simples incorporar algumas automações em um sistema de produtividade. E muitos casos, essas pequenas automações ajudam a reduzir um pouco da resistência diária em várias tarefas ou simplesmente padronizar seu fluxo de trabalho,oque te leva a desenvolver uma rotina e treinar seu cérebro para ser mais produtivo.

O benefício mais simples e mais óbvio é você não ter que lembrar de tudo que precisa fazer,pois existe um sistema confiável com as informações necessárias e agora você só precisa agir. Isso te abre espaço para ocupar sua mente com tarefas mais nobre como desenvolver solução de problemas, em vez de só armazenar ideias.

Balancear a vida

Hoje em dia, todos estão lutando para encontrar um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal por causa do período prolongado de trabalho em casa. Ao trabalhar em casa, é provável que você passe mais tempo com sua família do que o necessário ou o contrário, pode ser que você comece a negligenciar sua vida pessoal.

As ferramentas de produtividade ajudam a organizar e manter uma visão geral de seus projetos, para que você saiba quando uma tarefa requer sua atenção e quando pode se concentrar em outra coisa. Ao adotar um sistema de produtividade pessoal, você não apenas melhora as tarefas que precisa fazer, mas também as que não precisa.

Avaliar produtividade

A forma mais simples de avaliar se você está sndo produtivo é ter um registro das tarefas e projetos que você fez ou não. Com esse registro você consegue avaliar a importância e relevância do que foi realizado ou não e sabe dizer se você realmente está sendo produtivo ou se está simplesmente ocupando seu tempo.

Mais do que isso é possível evoluir seus sistema de produtividade básico para fazer toda essa avaliação automaticamente e te dizer como as coisas estão indo. No meu caso isso virou um sistema gamificado que, por meio de pontos e recompensas, me diz o quão produtiva estou sendo. Se quiser saber mais sobre o meu sistema atual, cheque essa playlist de vídeos no meu canal:

O que fazer agora?

Para te ajudar a sair das trevas de um mundo desorganizado eu vou te dar algumas dicas iniciais:

  • Comece colocando no papel todas as tarefas, projetos, ideias, tudo que está ocupando sua mente. Faça isso do jeito que quiser, é um brainstorming, o importante é tirar tudo da sua mente;
  • Agora comece a avaliar a importância do que está nessa lista e organizar os projetos, separar as tarefas e eliminar o que não é relevante e separar o que não precisa ser feito de imediato;
  • Finalmente coloque as próximas tarefas e organize os projetos em um lugar confiável. Pode ser uma agenda (se você curte sistemas analógicos com papel e caneta) ou um aplicativo (se você quer um sistema digital);
  • Finalmente, agora é só colocar em ação e fazer as adaptações necessárias ao longo do tempo.